a-uniao-audiencia-publica-pbprev-2023.jpg
Créditos: Evandro Pereira

Em comemoração aos 20 anos, PBprev realiza Primeira Audiência Pública e lança Cartilha Previdenciária Virtual.

A PBPrev, Previdência da Paraíba, está comemorando 20 anos de existência e realizou ontem a primeira audiência pública do órgão, em sua sede, quando foi apresentado o relatório de Governança Corporativa dos resultados da política de investimentos dos últimos três anos, feita uma avaliação atuarial do órgão e também foi lançada a Cartilha Previdenciária Virtual, com todas as informações necessárias sobre aposentadoria e demais benefícios para os servidores do Estado da Paraíba.

O presidente da PBPrev, José Antônio Coelho Cavalcanti, explicou que a cartilha poderá ser acessada na internet na página da Previdência, no link http://pbprev.pb.gov.br/educacional/educacional-para-sociedade/. Nela, o servidor e a sociedade como um todo terão as informações de como requerer qualquer benefício junto à PBPrev, além das normas, regras, onde vai se enquadrar, os formulários.

Esta, segundo ele, é uma maneira de prestar um serviço de qualidade no sentido de evitar o deslocamento das pessoas até a PBPrev quando ela pode fazer tudo pela página do órgão. “Estamos avançando e o próximo passo é interagirmos com o servidor. No modelo que está é possível requerer virtualmente, mas o próximo passo, que está bem adiantado, é do servidor nem sair de casa e receber a portaria na sua residência”.

Por enquanto, ainda será preciso comparecer à PBPrev em algum momento, mas num espaço de seis meses, aproximadamente, a gestão atual deseja que o servidor possa fazer tudo de casa, do seu próprio computador, do celular. A partir das informações da cartilha, o servidor poderá solicitar alguns benefícios via internet como aposentadoria, pensão, revisão, entre outros serviços da PBPrev. O documento traz ainda as fundamentações e as diversas regras de transição onde o servidor pode se enquadrar.

“Com essa Cartilha, estamos evitando duas viagens do servidor até aqui, principalmente de idosos, mas também dos mais jovens que querem saber quando vão se aposentar. A Cartilha é simples, bem didática. A página da PBPrev é muito acessível e a nossa intenção é ajudar cada vez mais e interagir para que o servidor não precise vir aqui”, avaliou o presidente.

AudiênciaA audiência pública traz uma maneira de reconhecermos os 20 anos da PBPrev que serão completados em dezembro. Nos três anos em que recebi a incumbência do governador João Azevêdo para gerir os destinos da PBPrev, muita coisa foi feita”, frisou.

Um dos destaques é que o órgão está regular junto ao Ministério da Previdência Social, o que há sete anos não se conseguia. O presidente afirmou que foi um trabalho muito duro desde 2016, contando com a participação de todos os servidores da PBPrev, e que a expectativa é estar atendendo as determinações e cumprindo com o dever junto ao povo paraibano sob a orientação do governador.

“Para nós, é um momento de muita alegria fazer essa primeira audiência pública onde nós fizemos a prestação de contas e, ao mesmo tempo, ouvir a sociedade, saber o que os nossos aposentados, pensionistas, os trabalhadores do serviço público estão pensando de nós, com o que podem contribuir. Dissemos a eles como está a PBPrev hoje e ouvimos as reivindicações, críticas, sugestões”, pontuou.

A intenção é que a sociedade conheça melhor a PBPrev. José Antônio Coelho Cavalcanti acrescentou que o órgão é responsável por 95 mil pessoas aproximadamente, incluindo 42 mil aposentados e pensionistas, além de uma folha de R$ 248 milhões por mês com o pagamento em dia e metade do décimo terceiro no próximo dia 9.

Fonte: Jornal A União